sexta-feira, 21 de junho de 2013

O Sol Negro: O Retorno das Sociedades Secretas do Vril - M. C. Pereda

Palavrinhas antes de iniciar a resenha :D



Antes de tudo, queria dizer que fiquei muito contente por receber o convite para a apreciação do livro. A sinopse me cativou de primeira e logo eu já sabia que devia esperar muito da estória que não termina com o fim do primeiro livro, já que este é apenas o primeiro de uma trilogia que promete.
Desejo muito sucesso a autora e fico honrada em participar um pouquinho de suas conquistas.


Um pouquinho de M. C. Pereda:



Maria Del Carmen Velásquez Pereda é formada em Química e Ph.D em Farmacologia pela UNICAMP. Empresária do ramo químico deixou uma carreira de sucesso no mundo científico, com prêmios nacionais e internacionais, para seguir o que acredita ser o seu destino, se preparando para ele por toda a sua vida: escrever sobre sua visão e experiência, aliando a ciência e a mente científica desenvolvidas aos estudos de sociedades secretas, correlacionando-as.
            Tendo trabalhado 25 anos na área de pesquisa e inovação de indústrias químicas, enquanto desenvolvia estudos de sociedades secretas, religiões e história do mundo, M. C. Pereda nos brinda com sua primeira obra publicada, lançada no dia 23 de Maio de 2013, O Sol Negro: O Retorno das Sociedades Secretas do Vril.
            Em meio a uma avalanche de livros estrangeiros (não que eu seja contra o espaço para os autores estrangeiros no mercado editorial brasileiro, só acho que nós leitores devíamos ler mais autores nacionais), M. C. Pereda traz às prateleiras brasileiras uma obra original, diferente de tudo que se produz no Brasil, com uma estória cheia de mistérios, aventura, romance e ação.
            Confiram a entrevista onde a autora nos conta um pouco sobre o enredo do livro: http://www.youtube.com/watch?v=uyyiADqO4rs


Enfim, a resenha:



O livro conta a história de Maya, uma cientista que trabalha na área de cosméticos de um laboratório farmacêutico e, nas horas vagas, dedica seu tempo ao estudo de sociedades secretas e ocultismo.
            Maya não sabe o real motivo de sentir essa necessidade de estudar tais temas, só sabe que precisa estudá-los e cada vez se sente mais curiosa a respeito. Sua paixão e curiosidade por esses temas é tão grande que Maya começa a passar o que estuda para suas colegas de trabalho.
            Certo dia, Maya conversa com suas amigas num restaurante e de repente surge um homem bem atraente a seu lado e, pedindo desculpas por haver escutado a conversa das amigas, se apresenta como David Bacon e diz que participa de um grupo que também se interessa por tais temas e convida Maya para visitar tal grupo.
            Maya fica um pouco na defensiva e David, percebendo isso, lhe entrega um cartão com seu número de telefone e o endereço onde aconteciam as reuniões, e sai deixando Maya e as amigas curiosas e eufóricas com o ocorrido.
            Maya guarda o cartão de David e continua sua vida normalmente, focada em uma descoberta feita por sua equipe no laboratório, de uma substância extraída de uma planta, encontrada tanto no Egito quanto no Brasil, que pode evitar queimaduras e inclusive tratar o câncer.
            Alguns meses depois Maya reencontra David durante um passeio num parque, e os dois conversam como se já fossem velhos amigos e daí surge uma ligação muito forte e bonita entre os dois.
            Depois desse passeio no parque, David convida Maya para um jantar em sua casa e, nesse jantar, mostra a Maya algumas réplicas de relíquias e artefatos históricos que ele tem em casa e, enquanto Maya está vendo essas réplicas, ela acaba descobrindo que David Bacon é bem mais misterioso do que ela havia imaginado, pois ele e o grupo ao qual faz parte estudam e tentam canalizar a energia Vril com a ajuda de um objeto chamado Gerador Vril.
            Mas afinal, e o que é essa energia Vril?
            A energia Vril, segundo o livro, é a energia que permeia o universo, sendo esta a fonte da vida.
            A partir de então, David conta a Maya a história da Sociedade Secreta do Vril, que surgiu pouco depois da Primeira Guerra Mundial e ganhou força com a Segunda Guerra Mundial, já que Hitler e outros membros importantes do Partido Nazista faziam parte dessa sociedade.
            David explica que a Sociedade Secreta do Vril tentava obter a energia Vril através de meditação, sacrifício humano e orgias sexuais, buscando o controle da energia para fins egoístas como o domínio do mundo.
            David também fala que essa sociedade não teve fim com o fim da Segunda Guerra Mundial, pois vários membros importantes fugiram, para diversos lugares do mundo, antes da queda do regime nazista, e que existe uma ramificação da Sociedade Secreta do Vril no Brasil.
            Maya acredita em David, pois já havia estudado a respeito, mas o que ela não sabe é que a Sociedade Secreta do Vril no Brasil funciona no subsolo do laboratório onde ela trabalha e que os principais membros são seus chefes.
            Ao descobrir isso Maya decide comparecer as reuniões da Sociedade Secreta Thule, a sociedade que David participa que é uma sociedade mais antiga que a do Vril, tendo a segunda surgido da primeira, deturpando as práticas e os fins da Sociedade Thule, já que a Sociedade Secreta Thule buscava manipular a energia Vril para o bem da humanidade.
            Daí a vida de Maya nunca mais será a mesma, pois ela e David passam a ser peças principais nessa luta do bem contra o mal, partindo numa caçada pelo mundo por cristais, chamados Os cristais de Enoque, que ativam a energia Vril em vários pontos do planeta, e eles precisam encontrar esses cristais antes que a Sociedade Secreta do Vril os encontre.

O que achei do livro:


Eu gostei bastante do livro. Achei que foi muito bem escrito, com uma narrativa fluida, mas com muita riqueza de detalhes e muitas informações interessantes que enriquecem a trama e ensinam muito ao leitor.

            Eu fiz muitas marcações no livro enquanto lia, porque a trama, apesar de ser ficção, é norteada por fatos históricos e também carregada de simbologia, que eu adoro. Fora o fato de a estória estar, segundo a autora, configurada em numerologia, deixando o livro mais rico a cada detalhe. Porém, independente se o leitor vai ou não perceber esses detalhes, a trama é boa e qualquer pessoa que pegar o livro pra ler vai entender a estória.
Se você gosta de livros com ação, aventura, mistério, suspense, romance, etc., vai encontrar tudo isso nesse livro de forma divertida e até poética.
            A trama ficou muito bem amarrada. Por ser o primeiro livro de uma trilogia, achei que o final ficou bom, resolvendo temporariamente o problema da estória, mas deixando pistas do que virá no próximo livro.
            Uma única ressalva que faço ao final do livro é que faltou uma pitadinha do romance avassalador e poético que nos encantou no decorrer do livro. No mais o livro está ótimo.

Da edição:


            O livro foi editado pela Editora Schoba e, a meu ver, a edição foi caprichada.
Contém 430 páginas, a diagramação é simples, mas em ótimo papel, fora a capa que é uma obra a parte, pois traz muito do que vamos encontrar na estória de forma discreta e de muito bom gosto.
Não encontrei erros graves, apenas pouquíssimos erros de digitação e só.

Palavras Finais:


Então, se você quer um bom livro, com ação, suspense, aventura, mistério e romance, eu indico o livro O Sol Negro: O Retorno das Sociedades Secretas do Vril sem medo. Não perde pra nenhum outro livro que trate de temas sobre sociedades secretas, ocultismo, teorias de conspiração, etc.
Enfim, a meu ver, o livro está muito bem escrito, muito bem fundamentado e muito gostoso de se ler. Tanto que estou super ansiosa pelos próximos livros da trilogia.

            

8 comentários:

  1. Não conhecia o livro e achei a capa linda demais e gostei mais ainda do tema,achei lindo seu livro cheio de marcações,eu faço a mesma coisa nos meus.

    Resenha muito legal,me conquistou totalmente!!

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, vc já viu minha resenha em video? Eu mostro bem mais coisa que falei aqui. Caso se interesse vai aí o link: http://www.youtube.com/watch?v=pXAX-T_yzos

      Beijos

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Não é bem o meu tipo favorito, mas a resenha me deixou um pouco instigada a lê-lo.

    Adorei o blog e já estou seguindo,
    beijão.

    enfimepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ah vim avisar que marquei você numa brincadeirinha entre blogs : http://umavidanoslivros.blogspot.com.br/2013/12/vamos-brincar.html
    E Feliz Natal !!

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha, conseguiu me cativar a lê-lo, mas por enquanto não posso priorizá-lo na minha listinha rs apenasumaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente uma boa leitura, Mariana Gabriela. Fica a dica pra quando quiser lê-lo. :D

      Excluir
  6. Olá, muito legal seu blog! Te indiquei para uma brincadeira, se quiser participar aqui está o link: http://bit.ly/1f8lfdl

    Beijos

    ResponderExcluir